quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Conheça o Projeto Semeando a Educação.

Em nosso município a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) desenvolve o trabalho com a educação ambiental através de vários projetos, entre eles o  Semeando a Educação que é um projeto realizado em parceria com o Instituto Sadia de Sustentabilidade que contribuiu com a na implementação de um viveiro de mudas  e Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde – MT.  O Projeto SEMEANDO A EDUCAÇÃO tem como objetivo desenvolver a Sensibilização Ambiental com o intuito de estimular a responsabilidade através de atitudes em favor da conservação do meio ambiente com ações específicas com diferentes atores sociais.
O trabalho é realizado nas escolas municipais e comunidades escolares, atendendo os alunos da Rede Municipal de Educação, residentes nos Bairros Jardim das Palmeiras, Cidade Nova, Jardim das Primaveras, Alvorada, Rio Verde, Comunidade São Cristóvão, Agrovila Groslândia e Campinho Verde. O Projeto busca desenvolver a formação de gestores ambientais já nas séries iniciais, para que através dos mesmos possa fortalecer a consciência ambiental, a preservação do Parque Municipal do Córrego Lucas, Proteção as Espécies Nativas em toda comunidade escolar.
A Prefeitura Municipal oferece uma sala específica para o funcionamento das atividades teóricas e uma área para desenvolver atividades práticas relacionadas à produção do viveiro, a manutenção e limpeza da mesma, e também o trabalho de uma Bióloga, ou seja, o meu trabalho, o qual é desenvolvido com todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, de primeiro ano até oitava série do Ensino Fundamental. A realização do projeto ocorre através de aulas teóricas e práticas de como produzir mudas de árvores nativas. Para tanto, é feito, juntamente com os educandos, o levantamento das árvores do cerrado, coleta de sementes para a produção e plantio de espécies nativas para o reflorestamento, cuidado com os mananciais  e levantamento da flora nativa. Hoje utilizamos o Portal do Cerrado, para o desenvolvimento das aulas práticas. Em três anos de projeto, já produzimos 30.000 Mudas Nativas, as quais estão sendo destinadas para o reflorestamento, recuperação e preservação de áreas degradadas no Parque dos Buritis, Córrego Lucas, nas áreas degradadas no perímetro urbano e na recuperação de duas nascente na zona rural e uma nascente na zona urbana (bairro Cerrado) como uma prática de incentivo a educação ambiental voltada para a formação de gestores ambientais. Até o presente momento já trabalhamos com 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino, sendo que o trabalho realizado com nossos alunos ocorre desde a preparação do solo até o plantio das mudas, promovendo momentos de educação ambiental voltados para valores humanísticos, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de uma sociedade sustentável.
O Projeto teve início em maio de 2007, cuja, ações desenvolvidas, ficaram sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação e Cultura, que tem promovido a articulação das ações educativas voltadas às atividades de proteção, de recuperação e conservação, buscando melhoria socioambiental, e potencializando a função da educação para as mudanças culturais e sociais, que se insere a educação ambiental como proposta de mudança social entendida como necessária à superação da injustiça social, da apropriação da natureza, da humanidade pelo capital e da desigualdade social. Desse modo, ultrapassamos o limite da educação ambiental e demos inicio a formação de gestores ambientais que se tem concretizado de modo articulado entre as iniciativas existentes no ambiente educativo e as ações voltadas à proteção e melhoria socioambiental.
            A implantação desse Projeto vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da consciência ambiental desses alunos e da comunidade, uma vez que, vários projetos ambientais já vêm sendo desenvolvidos.


                                                            Michelene Rufino Amalio Araújo de Britto.
                                                            Bióloga – CRBio (CRBio 54759/01-D).





Nenhum comentário:

Postar um comentário